segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Prévias Grito Rock Matriz

Impressões pessoas sobre as prévias do Grito Rock no Matriz.
As fotos estão ruins, mas as bandas são ótimas! rs

Capim Seco

Banda de samba/mpb com o som bastante amadurecido. Desde o primeiro momento fez a platéia dançar.

Favela groove

Estes caras estavam muito a vontade no palco, dominaram a platéia desde o primeiro instante. Som bastante amadurecido e coeso.

Festenkois
Som que passava pelo metal moderno, grunge e por climas formando assim uma ambientação que denomino "calmaria antes da tormenta" (para quem não entendeu, isto foi um elogio! rs)

Skacilds
Carisma, pulsação e festa! Estes adjetivos são ínfimos comparados ao prazer de escutá-los!

Quase Coadjuvantes
Power trio que conseguiu fazer bastante barulho (no bom sentido), e convencer o jure bastante heterogênio.

Somtal

Primeira banda da noite. Com toda a tensão que é gerada por este fato, "enfrentaram" esta situação e mostraram seu som com louvor!

Os jurados

Na minha humilde opinião, a escolha dos jurados pelos organizadores do festival foi extremamente FELIZ! Me excluo deste comentário pois deixo para os outros jurados e para os organizadores expressarem suas impressões sobre mim.

As anotações eram minunciosamente feitas no decorrer das músicas. Todos nós assistíamos no "fundão" para escutar as nuances sonoras e também nos aproximávamos do palco para ver a performance. Ao final, reuníamos do lado de fora do Matriz para trocarmos idéias sobre alguns possíveis pontos que passaram despercebidos.

Friso que o trabalho de Jurado é muito difícil. Explico. Como se avalia arte? O azul é mais bonito que o amarelo? O clima da música era para estar lá mesmo ou foi desleixo do arranjador? Qual foi a intenção do intérprete? Ele queria passar aquela sensação mesmo? E o pior, quanto VALE uma execução? Se o cara erra uma nota perde um ponto?
Por conta destas e de outras perguntas impossíveis de responder, afirmo que é muito difícil avaliar arte. (Impossível ser ABSOLUTAMENTE justo)
Entretanto a turma de jurados escolhida era bastante amadurecida, ponderada e possuía vastos conhecimentos sobre música. Neste sentido, acredito que em nada ficaram prejudicados os julgamentos.
Tenho que agradecer ao Pegada por ter me incluído nesta empreitada!


Por fim, desejo SUCESSO para todas as talentosas bandas que participaram das prévias do Grito Rock!

"Istoaí"!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que é um músico que só toca/canta desafinado e fora do tempo? É um músico que precisa praticar mais!


Com toda humildade digo que sou um eterno aprendiz. Desafino e toco fora do tempo todo o tempo. O que falarei aqui será sobre APRIMORAMENTO.

Aqui vai uma analogia para começar este post.

O que é um quadro? Objetivamente, é um pano branco esticado numa armação de madeira que o pintor colocou de forma sistemática algumas disposições de cores e texturas, obtendo assim um resultado visual.
Nem preciso dizer que esta conceituação não faz jus à peça artística. Mas é assim que se faz um quadro. Há quem diga que jogar um tanto de tinta no pano branco, SEM CRITÉRIO NENHUM, é arte. Isto não é lambança? rs

E o que é música? Objetivamente, é um conjunto de notas (e letra, quando for o caso), tocada num espaço de tempo, que o músico ordenou de forma sistemática e obteve um resultado sonoro.
Nem preciso dizer que esta conceituação não faz jus à peça artística. Mas é assim que se faz uma música. Há quem diga que executar um tanto de notas no tempo, SEM CRITÉRIO NENHUM, é música. Isto não é ruído? rs

Para os mais afoitos, não estou falando da famosa ATITUDE! Temos que ter atitude em qualquer forma de arte. É na atitude que "mora" a personalidade e a alma da obra. Estou falando de CRITÉRIO.

O que é o critério numa música? É o arranjo e a execução!

Toda obra de arte quer passar uma mensagem e, para se comunicar com o apreciador, tem que falar uma determinada língua. Na música, temos padrões rítmicos, afinações, andamento, intensidade sonora, inflexões, pausas, silêncio, etc.

Neste contexto, muitas vezes escuta-se que a única coisa que importa é a ATITUDE!
Caso goste de barulho de britadeira e moto-serra, aí são outros "quinhentos", mas este tipo de som sem a disposição criteriosa no tempo, é apenas ruído.

E outra! Ainda não inventaram uma outra forma de fazer musica! Nossas notas têm uma afinação (até a oriental) e são tocadas numa determinada pulsação e, para soarem de determinada maneira, têm de ser bem executadas!

Se o músico canta/toca semi-tonado e fora do tempo e a disposição dos acontecimentos é massante, o conjunto da obra pode até ficar bom por conta do efeito de mascaramento (disse em outro post) e também, por conta da condescendência de quem escuta, mas, assim a música está semi-tonada, fora do tempo e massante! O arranjo e a execução estão ruins.

Por outro lado, até a desafinação, a falta de ritmo e a disposição massante, demandam observações. O desafino e a "atravessada" foram INTENCIONAIS? Foram feitas com CRITÉRIO? Caso afirmativa a resposta, procure CONVENCER o ouvinte que realmente estão lá para demonstrar alguma coisa! Entretanto, para conseguir esta façanha, só conseguirá fazer intencionalmente o "diferente" quem também sabe fazer o "padrão".

O que é um músico que só toca/canta desafinado e fora do tempo? É um músico que precisa praticar mais.

Aos músicos que precisam de praticar mais e, mesmo assim a música que tocam é boa, agradeça incisivamente à composição e principalmente ao resto da banda, pois mascaram seus pequenos deslizes.

Aguardo ansiosamente os comentários "nervosos" de alguns. Pode até ser que eu mude de opinião. rsrs
Abraços!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PSP Vitage meter o "imitador" de ouvido


É estatisticamente comprovado que as pessoas escutam (apreciam) música na faixa de 90 dB. Também é a intensidade sonora em que o ouvido humano escuta uma resposta de frequência mais plana. (Já tratei deste assunto em outro post).

Comprove por meio da tabela criada pelos cientistas Fletcher e Munson, acima.

Este plugin gratuito da PSP é muito útil nas horas em que vc está mixando ou masterizando a muito tempo e seu ouvido já está cansado, parecendo tudo soar mais baixo.

A medida é em VU (Volume Units). É uma escala que se assemelha à audição humana.
Clique na imagem para baixar.


UAI Rock - Conhecendo a cara do povo


Olá queridos "Uai Roqueiros".

Foi muito legal o nosso encontro la no Uzina e, não poderia deixar de postar minhas impressões.

Fiquei feliz de encontrar pessoas de várias gerações da música, alguns de nós já estão a uns aninhos a mais nesta estrada (não façam as contas, rs).
Fiquei mais feliz ainda quando constatei que a nova geração é MUITO inteligente, centrada e informada. Isto realmente me impressionou.

Discutimos sobre coisas muito bacanas, a saber:

O Lucas Mortimer nos apresentou a possibilidade de instituição de um dinheiro alternativo, apelidamos carinhosamente de "peguetes", rs. Acredito que explicará pormenorizadamente em algum post no Coletivo Pegada. Mas a ideia é a seguinte: Você faz permutas de serviços. Entretanto, no lugar de efetivamente trocar os serviços, paga-se com uma nova moeda aceita em toda nossa comunidade independente e em alguns estabelecimentos credenciados. (É isso mesmo Lucas? rs)

Houve conversas interessantes acerca de engenharia de áudio. O nível do assunto estava muito alto e gabaritado! Falamos sobre samples, bits, compressão, intrumentos virtuais e o controverso auto-tune (e afins).

Conversamos, também, sobre o modelo de remuneração de downloads da Trama Virtual. Chegamos a conclusão que não funciona bem pois o layout do site é muito ruim e, principalmente a existência da sensação de "Jabá" que paira no ar! rs

Mas no fim de tudo, o mais bacana foi conhecer a cara do povo pessoalmente. Realmente espero que estes encontros se perpetuem.

Abaixo seguem alguns links que prometi. Se esqueci de alguns, por favor, lembrem-me.

É isto aí moçada! Abraços

P.S - Há, ganhei o CD da Banda Cuatro. Vou escuta-lo com muito carinho.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Veja o que acontece com a onda com o S(m)exoscope


Achei muito interessante este plugin vst (gratuito). Ele não modifica o som, serve apenas para visualizar o que acontece com a onda em tempo real. Por exemplo, sua sala não é tratada ou não está confiando muito no que está ouvindo, você pode VER o que está acontecendo com a onda e assim, fazer julgamentos mais precisos.

Baixe aqui PC e MAC