sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bloqueio criativo, já passou por isso?


Bloqueio criativo. Todo mundo já passou por isso, não é? Eu já fiquei assim várias vezes. Entretanto, uma pequena técnica que eu vi por aí, funciona muito bem para mim. Pego um papel e caneta e escrevo tudo que vem em minha cabeça. TUDO MESMO, não me preocupo se faz sentido ou não. Aos poucos vou lapidando o texto e assim consigo ter algum resultado.
Em minhas férias de 2007 (fazia 6 anos que eu não tirava férias) estava em casa, com o pé quebrado (isto mesmo, quebrei o pé nas férias) assistindo ao programa da Penélope na MTV.
Era um programa ao vivo, gravado na rua, em que ela perguntava esporadicamente algo para os que ali estavam.
Num destes questionamentos, o rapaz que estava respondendo "enterrou" a mão dentro de sua cueca e ficou ali, coçando seu "patrimônio".
Quando me lembro daquela cena, me contorço de vergonha até hoje.
Tente visualizar: A Penélope com o microfone na mão fazendo perguntas e, o rapaz, coçando literalmente o saco na frente das câmeras para o Brasil todo assistir.
Neste momento, pensei: Isto merece uma música.

Peguei um papel e caneta e fui descrevendo como louco aquela situação. Friso! Escrevi do jeito que as ideias vinham em minha cabeça e, tentava anotar na mesma velocidade que pensava. (podem ter noção do garrancho, né?)
E aí? Quais são seus métodos para se desbloquear? Conte para mim!
No próximo post irei falar um pouco mais desta letra. "Vergonha alheia"

Até lá!

4 comentários:

  1. Eu já experimentei várias coisas e obtive sucesso em quase todas. Por isso não sei apontar qual procedimento seria o mais indicado.
    Eu já fui tomar cerveja e ir trabalhar levemente bêbado (em casa, claro). O vaso sanitário, também, é outro lugar de grande inspiração, mas só quando vc está SENTADO sobre ele, claro.
    Mas o mais inusitado de todos os métodos, foi a assistir Chaves no SBT (colocar a tv no STB faz toda a diferença).
    Não sei se outro seriado mexicano tem o mesmo efeito. Passo a bola pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Caramba!
    Ir trabalhar levemente bêbado? Gostei da ideia!
    Imagina, no horário que trabalho como advogado, o cliente vem falar comigo e eu com aquele bafo de cerveja! heheh (Quem sabe? rs)
    Quanto ao vaso sanitário? Acho que lá eu só faço merda mesmo! (um, este trocadilho foi duro! rs)
    Valeu pela troca de experiências!

    ResponderExcluir
  3. Para desbloquear a criatividade, eu costumo colocar uma música de fundo e aí começo a escrever...Quando tenho de escrever sobre assuntos técnicos, como os artigos do direito, geralmente coloco músicas clássicas...mas quando escrevo no meu blog sobre sentimentos e outras coisas...aí geralmente a música tem a ver com o momento, ou com o que estou sentindo...

    ResponderExcluir
  4. Oi Cecília. Eu uso esta técnica também. Quando estou escrevendo alguma petição. Entretanto, não serve para quando estou compondo, pois, iria plagear tudo, rs

    ResponderExcluir