quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gravação de instrumentos harmônicos em home studio

Começo o texto falando que esta é minha opinião pessoal, você têm todo direito de discordar! :)

Ainda não fizeram a bateria virtual que me convencesse. Acho que soa "tão limpo" e bonito que parece artificial, rs. Mas isto não é impedimento para usa-las!

A coisa muda um pouco quanto o assunto é a gravação de instrumentos harmônicos. O contrabaixo é o mais feliz da história! Deve ser pelo fato dos melhores sons de contrabaixo serem tirados gravando-se em linha e fazendo microfonação próxima ao amplificador.

Hoje, para se gravar o baixo é só passa-lo por um pré de qualidade e gravar a faixa. Depois de gravada, duplique-a, escolha um simulador de amplificação e caixa, experimente na música e misture as duas faixas ao seu gosto. Fica lindo! (Estou pensando seriamente nunca mais levar amplificadores para o palco, rs)

As guitarras também estão bem evoluídas quanto à simulação. Acredito que deve-se pelo fato de já estarmos acostumados com o som nada natural do instrumento. Distorção, delays, fxs não são o timbre original da guitarra.

Os teclados, na maioria das vezes, são gravados em linha. Use um pré, "espete"  uma simulação de caixa na faixa e vai ter aquele sonzão!

Muitas empresas de simulação oferecem diversas soluções. Amplifarm, amplitube, vandal, Mellowmuse, Kuassa e Studio Devil e GT3 são alguns dos inúmeros simuladores de amplificação para instrumentos harmônicos.

Qual usar? Um que não pese na sua DAW e tenha um som satisfatório. No final das contas o que faz a música ser boa ou não é o arranjo e a interpretação. Não o sonzão! Se você tirou um som satisfatório com um simulador que use poucos recursos, fique com ele. Sua DAW irá gravar com mais qualidade. (veja o post sobre jitter).

Eu estou gostando bastante do Vandal. É leve e trabalha absolutamente por convolução. Todos os efeitos, caixas, amplis foram "sugados" dos originais!

Gosto de usar um pré valvulado (hardware) antes de processar o sinal. Outra coisa que ainda não me convence é um simulador para pré-amplificador! rs

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário