sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Efeitos no contrabaixo elétrico

Olá moçada!
Vamos enfeitar um pouco o som do mestre dos graves? Claro que tudo se consiste em gosto e em aplicabilidade, mas deixo aqui minhas experiências.

Em relação a efeitos de contrabaixo, sou bastante comedido. A saber:

Os que não costumo usar:
  • Eco - Não uso delay, pois o baixo serve notadamente para fazer a "fundação" da música, e eco nos graves embola tudo. Claro que na mixagem tudo é valido, mas na maioria das vezes não fica bacana;
  • Reverb - Usar reverberação nos graves é um tiro no pé, o sistema de amplificação fica sobrecarregado e causa uma embolação danada na mix. Uso um pouco de reverb no contrabaixo apenas nos slaps e, mesmo assim, quando o baixo esta muito evidente na música (sozinho ou só com batera); 
  • Corus -Nos anos 80 foi muito utilizado o corus no contrabaixo. Acho que inventaram este pedal nesta época, rsrs. Sinto que o som é muito estigmatizado (oitentão demais);
  • Flanger, phaser - Eca! rs
  • Sintetizadores - Com moderação, até que são bem vindos, mas, pessoalmente, prefiro um wha-wha (que não é sintetizador).

O que uso com frequência:

  • Limiter/compressor - O primeiro e o mais importante de todos! O som do contrabaixo é muito beneficiado com a compressão. Cada corda, por questões de física e audição, soam com mais intensidade que a outra. Junta-se ao fato da maioria dos baixistas não compensarem esta diferença de intensidade na ẽxecução (assim como eu) uma compressão é indispensável para uma "fundação" uniforme na música. Se há alguma recomendação imprescindível para dar é esta. O uso do compressor/limiter. O ideal é que ele não mude muito o som, mas que o deixe soando uniforme. (intensidade sonora)
  • Overdrive - A saturação usada comedidamente é muito interessante para adicionar calor ao som do baixo. Frisa-se que, por incrível que pareça, quanto mais saturação colocar-se no baixo mais sem pressão ele soará! Mas usada com moderação é fantástico! Pode testar!
  • wha-wha - Wha-wha para mim é uma diversão. Quando você quer fazer um momento poser, (quem não gosta? rs) senta o pé no wha-wha e divirta-se; Eu gosto dos auto-whas pois tenho preguiça de ficar "bombando" pedal, rs;
  • Oitavador - Experimente fazer um solo nos agudos e oitavar o som. Com o uso do oitavador, mesmo quando você "passear" nos agudos, a música não ficará "magrela".
É isto aí! Espero que curtam!
Abs

3 comentários:

  1. Phaser com o baixo tocando slaps pode dar uma funkyficada boa, principalmente em slaps rápidos e com muitas notas mortas. Tudo depende, é claro, do tipo de som que se quer tirar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o pequeno guia.
    Deu para entender bem.
    Obrigado e Abs.

    ResponderExcluir