quarta-feira, 5 de maio de 2010

A morte do estúdio profissional de gravação

Olá!

Fiquei sabendo estes dias que o estúdio de gravação A.R. virou uma Pizzaria!
Mesmo sabendo retardatariamente, rs, resolvi escrever este artigo.

Este título é para chamar atenção, não acredito que o estúdio de gravação profissional irá acabar por conta dos home-estúdios e a falta de grana dos músicos independentes (assim como eu), mas os donos de estúdios profissionais têm de tomar algumas precauções para não se tornarem Pizzaria! rs

Já tem algum tempo em que os home-estúdios estão muito bem equipados. Com uma interface descente, um pré bacana, um computador potente e um par de monitores confiáveis, já da para fazer um bom "estrago" no som.

Soma-se o fato de os samplers e sintetizadores estarem cada vez melhores e, os plugins que simulam hardwares serem excelentes os home-estúdios concorrem cada vez mais com os estúdios profissionais.

Junta-se o fato que manter um estúdio profissional é anos-luz mais caro comparado à manutenção de um home. Isto fragiliza ainda mais o estúdio profissional.

Por conta destes motivos o dono de estúdio profissional tem de "pulverizar" sua carteira de clientes e ser bastante empreendedor.


Entretanto, não acredito que os estúdios profissionais irão acabar, aí vão alguns motivos:

  • Ambiente adequado. A experiência de gravação num lugar que foi planejado para aquele fim é infinitamente superior ao se trabalhar num quarto adaptado de seu apartamento.
  • A acústica de um estúdio profissional, em tese, é impecável para o que se propõe. Gravar, mixar e masterizar. 
  • O estúdio profissional possuem equipamentos analógicos que deixam o processador da DAW trabalhar com mais "tranquilidade", evitando assim a ocorrência de falhas de conversão analógico didital.
  • Geralmente em um estúdio profissional há variedade considerável de microfones e periféricos que proporcionam vários tipos de "texturas" sonoras.  
  • A gravação em estúdio profissional está mais acessível (barata).
  • A maioria dos músicos não possuem um home-estúdio e conhecimento de engenharia de audio.
  • O estúdio profissional possui o imprensindível "recurso humano".
  •  

    Por estas e outras, o estúdio profissional, a meu pensar, nunca será substituído pelo homestudio, pois se o home tiver tudo isso que disse acima, será um estúdio profissional dentro de sua casa!
     
    PS - usei os termos "estúdio profissional" e "home-estúdio" só para diferenciá-los, pois hoje faz-se trabalhos profissionais em qualquer lugar. 

    3 comentários:

    1. Oi Christofer, o AR não acabou, ele se mudou pra um shopping lá na Barra. Eu acho uma pena, aquela casa era o maior astral. Qualquer dia vou lá comer uma pizza. :-)

      []'s
      Leo Moraes

      ResponderExcluir
    2. Sério? Menos mal!
      Mas, se foram para outro lugar, provavelmente foi para reduzir custos, correto?
      abs

      ResponderExcluir
    3. descobri seu blog hj...excelentes textos!

      ResponderExcluir