Estava bastante sumido, mas foi por um bom motivo. Sou pai de primeira viagem e todo tempo disponível foi focalizado no mais novo soldado do rock!!
Voltando à labuta...
Cada qual têm sua maneira de produzir música.
Alguns intuitivamente (meio às cegas mas chegando a ótimos resultados) e outros (assim como eu) criaram uma metodologia de trabalho.
Vou explicar como gosto de trabalhar. Não é uma fórmula mágica, mas funciona para mim.
Quais são os melhores e mais raros carros, os feitos em série ou os feitos um a um? Ex. O top de linha da Fiat se equipara a um Rolls-Royce?
É assim que trabalho, uma música de cada vez, até ficar pronta e ensaiada!
Minha metodologia é a seguinte:
Avaliação prévia:
- No primeiro ensaio, escuto todas as músicas com papel e caneta à mão. Procuro anotar desenfreadamente, escrevendo todas as minhas impressões.
- Alguns pontos que focalizo são:
- Afinação e interpretação do vocalista;
- Cadência melódica;
- Dinâmica da música; (intensidade sonora de cada parte)
- Interpretação no tempo; "sentimentos" que cada parte do arranjo pretende passar tais como tensão, alegria, pulsação, suspense, raiva, psicodelia, indiferença, recompensa, gozo, etc;
- Harmonia (conflitos harmônicos, competição entre instrumentos);
- Ritmo. (A levada está transmitindo o que a música propõe?).
- Isto tudo, procuro anotar enquanto a música está sendo executada, então é bom ficar com estes pontos revisados na mente;
- Em meu home estúdio, gravamos uma base rudimentar com bateria eletrônica (para acompanhamento singelo) e um instrumento harmônico (guitarra por exemplo);
- Logo em seguida gravo a voz, esta gravação de voz só servirá para fazermos análise da melodia;
- Uso um programa de modulação de tonalidade para experimentarmos melodias alternativas e/ou para firmarmos a afinação e execução;
- Depois da melodia, passo para os instrumentos harmônicos, neste momento há que se concentrar na intenção de cada compasso, para que o ouvinte sinta-se interessado em escutar a música até o final. O que analisamos/experimentamos são as mesmas coisas realizadas na avaliação prévia, entretanto, desta vez propomos mudanças/experimentações;
- No caso de banda que possua bateria e baixo, serão trabalhados em estúdio, para que a "fundação" fique sólida. O baixo pode, algumas vezes, ser trabalhado também no home estúdio mas a sua finalização dar-se-á somente junto com a bateria.
- As mesmas coisas são feiras com os teclados, percussões, ficando por último os naipes de sopro.
Frisa-se que o tempo que se gasta para produzir uma música depende único e exclusivamente da quantidade de horas que os músicos estudam em casa!!! Quanto mais forem treinados para o estúdio, mas rápido será o dia D, ou melhor o dia R(ecord), rs
Feliz dia R para todos!!!
Boa tarde
ResponderExcluirPreciso de naipe de musicas pergunto você faz ?
Caso faça e esteja entereçado segue meu e-mail.
eliezerbbottene@hotmail.com
Grato
Eliezer
Olá.
ResponderExcluirVocê diz, naipe de sopros?
Não toco não.
abs