quarta-feira, 28 de julho de 2010

Metodologia de trabalho [produção musical]

Olá amantes da música!
Estava bastante sumido, mas foi por um bom motivo. Sou pai de primeira viagem e todo tempo disponível foi focalizado no mais novo soldado do rock!!

Voltando à labuta...

Cada qual têm sua maneira de produzir música.
Alguns intuitivamente (meio às cegas mas chegando a ótimos resultados) e outros (assim como eu) criaram uma metodologia de trabalho.



Vou explicar como gosto de trabalhar. Não é uma fórmula mágica, mas funciona para mim.

Quais são os melhores e mais raros carros, os feitos em série ou os feitos um a um? Ex. O top de linha da Fiat se equipara a um Rolls-Royce?  
É assim que trabalho, uma música de cada vez, até ficar pronta e ensaiada!



Minha metodologia é a seguinte:

Avaliação prévia:


  • No primeiro ensaio, escuto todas as músicas com papel e caneta à mão. Procuro anotar desenfreadamente, escrevendo todas as minhas impressões. 
  • Alguns pontos que focalizo são:
    • Afinação e interpretação do vocalista;
    • Cadência melódica;
    • Dinâmica da música; (intensidade sonora de cada parte)
    • Interpretação no tempo; "sentimentos" que cada parte do arranjo pretende passar tais como tensão, alegria, pulsação, suspense, raiva, psicodelia, indiferença, recompensa, gozo, etc;
    • Harmonia (conflitos harmônicos, competição entre instrumentos);
    • Ritmo. (A levada está transmitindo o que a música propõe?).
  • Isto tudo, procuro anotar enquanto a música está sendo executada, então é bom ficar com estes pontos revisados na mente;
Produção propriamente dita:

  • Em meu home estúdio, gravamos uma base rudimentar com bateria eletrônica (para acompanhamento singelo) e um instrumento harmônico (guitarra por exemplo);
  • Logo em seguida gravo a voz, esta gravação de voz só servirá para fazermos análise da melodia;
  • Uso um programa de modulação de tonalidade para experimentarmos melodias alternativas e/ou para firmarmos a afinação e execução;
  • Depois da melodia, passo para os instrumentos harmônicos, neste momento há que se concentrar na intenção de cada compasso, para que o ouvinte sinta-se interessado em escutar a música até o final. O que analisamos/experimentamos são as mesmas coisas realizadas na avaliação prévia, entretanto, desta vez propomos mudanças/experimentações; 
  • No caso de banda que possua bateria e baixo, serão trabalhados em estúdio, para que a "fundação" fique sólida. O baixo pode, algumas vezes,  ser trabalhado também no home estúdio mas a sua finalização dar-se-á somente junto com a bateria.
  • As mesmas coisas são feiras com os teclados, percussões, ficando por último os naipes de sopro.
É isto, parece pouco? rs A título de exemplo a banda Metálica demorou 6 meses para acertar os grooves de bateria no disco Black Album!

Frisa-se que o tempo que se gasta para produzir uma música depende único e exclusivamente da quantidade de horas que os músicos estudam em casa!!! Quanto mais forem treinados para o estúdio, mas rápido será o dia D, ou melhor o dia R(ecord), rs

Feliz dia R para todos!!!

2 comentários:

  1. Boa tarde
    Preciso de naipe de musicas pergunto você faz ?

    Caso faça e esteja entereçado segue meu e-mail.
    eliezerbbottene@hotmail.com

    Grato
    Eliezer

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Você diz, naipe de sopros?
    Não toco não.
    abs

    ResponderExcluir