segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Contraste, um dos segredos de uma boa mix

No post anterior indiquei uma tabela de frequências que ajudará bastante para identificar as notas fundamentais do instrumento e seus harmônicos (ex. O lá 440 hertz é a nota fundamental, os harmônicos que são outras frequências agregadas, definem o timbre do intrumento).
Claro que não estou falando deste contraste aqui! rs

Estou falando do contraste entre os instrumentos.
Para haver o famoso "sonzão" que todos almejam desesperadamente em suas músicas, têm de existir contraste entre os instrumentos. Entretanto, não dá para existir contraste quando acontece o mascaramento. Explico com um exemplo. O contrabaixo têm sua abrangência uma oitava abaixo comparado com a guitarra. Se o guitarrista aumenta demasiadamente o parâmetro grave de seu amplificador, irá criar harmônicos artificiais que competiram com o som do contrabaixo. A guitarra sozinha soa maravilhosamente bem! Infelizmente, o ouvido humano não consegue distinguir duas frequências muito parecidas. Daí, quando o contrabaixo começa a tocar, a região que a guitarra esta ocupando artificialmente, não se distingue muito bem o som dos dois instrumentos, soa uma embolação.
Como resolver isto? Cada um em seu espaço.
No próximo post farei uma síntese de alguns macetes que aprendi.
Até.

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