terça-feira, 24 de novembro de 2009

Gravando e mixando contrabaixo elétrico


Como no post anterior, postarei as dicas em forma de tópicos para facilitar a leitura.
Neste momento da gravação, suponho que a bateria já esteja gravada e EDITADA, tudo no tempo e executado como deveria ser! rs

  • A velha celeuma sobre gravar em linha ou com amplificador. Por incrível que pareça o som em linha é mais grave comparado ao som gravado no amplificador, mas o som amplificado tem a "personalidade" do ampli (que também pode ser considerado um instrumento);
  • Como não tenho grande gama de amplificadores, gravo em linha com uma direct box, faço uma cópia da track e processo com um simulador para dar personalidade ao som. Depois misturo, ao meu gosto, as duas faixas.
  • Quanto aos simuladores, acho-os excelentes. (porque só dar valor ao engenheiro que criou o amplificador! E os que criaram os pligins, não tem valor? rs)
  • Na hora de timbrar seu instrumento, use as opções de equalização apenas dele. O equalizador do amplificador/plugin só causará emboleira no som. Pense, se o seu instrumento não "fala" naquela região, não adianta simular isto. Troque de instrumento ou aceite o timbre.
  • Você pode perguntar para que serve o equalizador do amplificador. Use-o para fazer cortes de frequência, para isto, servem muito bem. Nuca para aumenta-las.
  • Uma dica bacana é utilizar o analisador de espectro que eu postei anteriormente e dar um "print" na tela. Será útil na hora de mixar. (você saberá em que região o seu instrumento está "falando" e comparar com outro para fazer cortes, caso estejam muito intenso nas mesmas frequências.
  • Encare o slap como instrumento diferente. Não use a mesma equalização. Tem uma primeira nota muito intensa e depois a ressonância da corda. Use um limiter na gravação para não clipar o som.
  • NUNCA USE REVERB NO CONTRABAIXO! Os graves já são difusos por natureza! Não aumente isto não, vai embolar sua mix.
  • Depois que gravar o som, use um plugin de equalização e corte tudo abaixo de 25 hertz e tudo acima de 9000 hertz. Só têm sujeira nesta região.
  • Uma atenuação em 300 hertz descongestiona a mix, dando espaço para os outros instrumentos, mas o som "solado" do contrabaixo fica mais fraco. Mas não estamos Mixando?
  • OBS. Mixar bem não é ter todos os sons o lindo possível individualmente (efeito mascaramento), mas sim tudo o que foi gravado aparecer na mix e, também, haver contraste (post antigo sobre este assunto)
  • DICA de OURO - Edite o baixo na mão tentando colocar todas as notas com mais ou menos o mesmo volume, depois use um limiter! Irá ouvir o som do baixo presente em toda a música.
É isto aí!
Dúvidas serão respondidas!
Comentem!

3 comentários:

  1. Olá amigo, estou gravando música pop,e gostaria de saber as configuraçoes do compressor para o contra baixo....

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo.
    Na música pop, é comum termos sustentação de graves em toda a música. Para isso, nem uso compressor. Uso um limiter bem "apertado". Regule bem o attack (para não perder os transientes (percussão das notas) e o release para não acontecer o efeito de "bombeamento").

    ResponderExcluir
  3. Boa Trade amigo

    Faz um ano que to trabalhando com produção musical, por diversão mesmo e porque adoro musica.

    Meu baixo nunca fica claro na musica, trabalho com adobe audition 3.0. e gostaria de saber o segredo para que o baixo tenha pressão e fique bem claro na musica, assim como eram gravados os baixos do whitesnake lá nos anos 70.

    Agradeço a atenção,

    Diego ehnrique

    ResponderExcluir