quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ensaio, questões polêmicas


ATENÇÃO - Neste post irei colocar MINHAS opiniões a sobre forma de ensaiar. Com as suas opiniões, sempre amadureço, então por favor, opinem.
  • Chegar no horário. O tempo do outro é tão importante quanto o seu. A pessoa se atrasar cronicamente desanima a todos, e o ensaio não rende.
  • Sobriedade. A milhões de defensores que a maconha e afins avivam a criatividade. Em contraponto, acabam com a execução. Quando estamos no mundo da sensibilidade exagerada, não percebemos, talvez, que nossos colegas estão desgostando do ensaio.
  • Alguns irão dizer que a solução seria, todos ficarem "ligados". Daí, a execução geral ficará "desligada".
  • Na hora de timbrar os instrumentos harmônicos (ex: guitarra, baixo, teclado), deixe o amplificador flat, e equalize a seu gosto no instrumento. Quando chegar no melhor som possível, "construa" uma mix ao vivo, explico:

  1. O baterista toca e"sente" a resposta da sala. Se há muito reverb, é melhor tocar mais fraco (mesmo que isto signifique tocar MUITO fraco, a interpretação está também no sentimento, não apenas na força que se toca o instrumento)
  2. O baixista toca junto com o baterista equilibrando o volume dos dois instrumentos. (cuidado com a "corrida de volume", as vezes abaixar a intensidade sonora o audio ficará muito mais agradável de ser ouvido, mesmo porque o amplificador do contrabaixo tem limites a força do baterista não!)
  3. Neste ponto, verificar se o som do contrabaixo não embola com o som do bumbo. Caso aconteça, fazer cortes na equalização do amplificador para que os dois soem nítidos. (Frisa-se, mixar não é deixar o som individual maravilhoso, mas sim o conjunto)
  4. O baterista para de tocar para equilibra-se os instrumentos harmônicos. Poderão haver grandes cortes de graves na guitarra, para que o baixo apareça (caso contrário, para que baixista? rs) (Isto causa bastante "nariz torcido" entre os guitarristas, entretanto, é preço baixo a se pagar para que a banda soe bem)
  5. Quanto a voz. Se possuir um equalizador só para ela, faça o seguinte. Corte TUDO abaixo de 80 hertz (a voz humana não "fala" nesta região), com isso, irá tirar a sujeira (manipulação do mic, barulho de ar condicionado, realimentação dos instrumentos)
  6. Se o som da voz ainda não estiver bom, tente fazer pequenos ajustes, cortando algumas frequências. Aumentar as frequências irá colocar timbre que a voz não "fala" (a não ser que esta seja a intenção)
  7. Só coloque reverb se realmente precisar. De um "grito" forte e curto para ver se a sala/casa noturna/plateia já não tem reverb natural suficiente.
  8. Peça para todos tocarem e, equilibre o volume (novamente, cuidado com a corrida de volume, abaixar pode ser a melhor solução). Caso o conjunto sala/equipamento/reverb natural impeçam uma boa audição da voz, é hora de todos abaixarem a intensidade sonora.
É isso.
Discordam, concordam?
Qual a sua sugestão?

4 comentários:

  1. Bem legal a iniciativa do seu blog Christofer! Não sou muito de comentar, mas sempre dá para absorver algo dos seus posts!

    Vlw

    ResponderExcluir
  2. Curti muito também... vivendo e aprendendo... hehe!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Malibu. Gosto muito de seus comentários na UAI Rock! Abraço

    ResponderExcluir