quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dicas de gravação e mixagem de voz


Todos os instrumentos estão gravados, o engenheiro de áudio já fez uma "levantada" básica no som, e agora você irá gravar a voz.
Alguns cuidados devem ser analisados. A escolha de microfone condensador com cápsula grande é veementemente recomendada. O microfone condensador capta mais rapidamente os transientes (ataques) que o vocalista faz, fazendo assim que o som fique mais claro e com o adorado peso.
Não gosto de "amassar" muito a voz, gravando-a com um limiter/compressor. Apenas coloco um limiter em -3 db de Threshold (ponto em que começará a atuar) para que não haja cliping (distorção digital).
Não é uma boa estratégia equalizar a voz, (salvo nos casos de backing vocals, tirando-se o grave para ficar no fundo), caso não goste do timbre, troque o microfone ou troque o vocalista. rs
Uma dica bacana do engenheiro de som Fábio Enriques, no livro Guia de Mixagem vol 2, é girar "o controle de frequência até a posição 3 horas. Agora gire o controle de frequências deste trexo do equalisador até que o som fique o mais feio possível." Depois que achar este ponto, atenue-o. Isto serve para diminuir a ressonância da sala onde a voz foi gravada.
Não é necessário gravar a voz em uma cabine. Pelo contrário, uma sala mais ampla é soa muito mais ambientado. Para atenuar as ressonâncias indesejáveis use uma mini cabine ou construa uma. Saiba como aqui:
Na hora de mixar, é legal usar um limiter para que a voz fique destacada dos outros instrumentos. Cuidado para não exagerar, confie no seu ouvido!
É isto! Abraços

8 comentários:

  1. cara onde eu acho esse limiter de graça na net?

    valeu

    ResponderExcluir
  2. é por isso que cantores como lady gaga e outros, madona e outros monstrinhos por ai, conseguem cantar! queria perguntar isso a um cantor/a de verdade, se elas cantam de verdade, ou se não é mixagem, masteurização de sua voz? ainda que ao vivo, o aparelho de som sempre dá uma ajudinha para o som sair melhor, ainda que a voz seja tipo uma sandy da vida (horrivel)... acho q vo perguntar isso as Djay!!

    ResponderExcluir
  3. Ola anonimo,
    Voce citou alguns cantores que voce julga
    nao saber cantar. Sera que voce poderia citar alguns que saibam cantar e tenham voz bonita
    para que se possa comparar. Parametros sao
    necessarios.
    La Fragola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui eu que fiz o comentário acima, mais percebe-se que a Beyoncé por exemplo, tem a mesma voz no estúdio e ao vivo!

      Excluir
  4. Xiii. Eu acho que a Lady Gaga, Sandy e Madona cantam muito bem.

    Não gosto do estilo, mas valorizo sua técnica e interpretação.

    Mas isso, é gosto, rs

    abs

    ResponderExcluir
  5. esses caras ae falam muita besteiras recursos são pra se usar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Christofer Magalhães eu chamo-me miguel gomes e tenho um pequeno estudio caseiro. tenho um mic Studio Projects B1, uma mesa mackie 24:4,um interface line 6 ux8, monitores yamaha hs50 e uma sala bem isolada e pequena de gravação, uso o cubase5 como posso tirar o melhor rendimento deste material?Posso equalizar a voz na mesa ou coloco tudo a zeros?è necessario algum pré amp? ou algum processador ou compressor nas gravaçoes?Obrigado um abraço

    ResponderExcluir