terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Crítica artística, você faz?


Participo de excelente comunidade virtual que debate assuntos relacionados à musica independente em Minas Gerais. A Uai Rock. Amadureço artisticamente devido a troca de experiências entre as pessoas que dela fazem parte.
Hoje aconteceu uma discussão muito bacana, versava sobre a crítica negativa de trabalhos artísticos/musicais alheios.

A questão mais importante da discussão consistiu no tempo em que se gasta enaltecendo trabalhos ruins no lugar de se estudar música e divulgar trabalhos bons.

Aqui, depreende-se dois pontos: A uma, quais os critérios objetivos utilizados para fazer uma crítica musical, a duas, criticar negativamente trabalhos ruins te prejudica?

Quanto aos critérios objetivos, acredito que a maioria das pessoas envolvidas diuturnamente na produção musical (Estou falando dos "UAI Roqueiros") sejam capazes de criticar. A questão é, deve-se criticar? (por conta da repercussão negativa que isto causaria).
Ainda sobre a questão dos critérios objetivos, para que não seja apenas uma argumentação fundamentada no gosto pessoal, indico a Escala Musipontos criada por Dennis Zaznicof. Esta escala estipula critérios objetivos bastante interessantes. (Claro que há alguma subjetividade na pontuação, entretanto, é uma excelente ponto de partida).

Quanto à repercussão de sua crítica, depreciar trabalhos alheios é prejudicial a você? Acredito que SIM. Concordo com o posicionamento de alguns integrantes do grupo UAI Rock. Seria melhor enaltecermos os bons trabalhos e continuar-mos a estudar música.

Entretanto, como todos nós, sou falho! Tem dias que acordo bastante sensibilizado (todo artista é assim, não é?) e fico muito chateado como trabalhos artísticos realmente ruins (analisados objetivamente. Letra, arranjo, interpretação, gravação, etc) estão sendo consumidos tal como água, no lugar de trabalhos excepcionais, que por muitas vezes morrem no anonimato.
Resumindo. Criticar negativamente é ruim, cria uma aura negativa e te impede de progredir! Mas, quanto a mim, sempre haverá o dia em que ficarei puto da vida e criticarei a tal bandinha e a tal reboladeira, SIM. No meio tempo, continuarei a estudar e praticar.

E você?

Um comentário:

  1. Eu valorizo o trabalho artístico, qualquer coisa que eu identifique como produto descartável trato tal como.

    Espero que algum dia as pessoas aprendam a apreciar o que realmente gostam e não aquilo que todos estão gostando (modinhas).

    Não alimento os trolls!

    Belo post. Abraços! ;)

    ResponderExcluir