sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O que faz uma música ser um hit?


Olás. Fiquei um tempo sumido. Mas agora voltarei com os post regulares.

O que faz a música ser um Hit?
Para dissertar sobre isso friso que falo sobre música! Aquela que foi feita com esmero, dedicação, técnica, arte, empenho e outros adjetivos que qualificam a música arte. (Não estou falando de Créu e nem do Bate com a bunda, e eles são "hits", rs)

Quando falo de Hit, não falo da música ser popular (tocar demasiadamente na rádio ou ser artisticamente pobre). Qualquer estilo musical tem seu hit. (Ex. Enter Sandman é um hit do Mettalica)

Vamos nós com os tópicos, rs

  • Tempo em média de 3.2 minutos - Nos dias atuais, com a facilidade de baixar e com a oferta de música, sinto que uma música demasiadamente longa desanima a pessoa escuta-la até o final. (você gosta de ler posts muito grandes?
  • Introdução - Outra coisa que desinteressa o ouvinte (fiz uma pesquisa grande sobre isto) são as introduções demoradas. Quatro compassos são ideais. Mas, cuidado com as introduções veladas! Ex: Uns efeitos, mais intro de guitarra, depois entra a banda e, quando o vocal canta o groove é outro. Ué, já foram 3 introduções! Para que a danada da guitarrinha no início? rs (Isto acontece demais!!)
  • Groove/levada - Sem levar em conta, ainda, a melodia, preste atenção se a levada está realmente fazendo o que a música propõe. Ex. Já escutei uma música super animada e com a letra séria e triste e com riffs de guitarra jocosos. Isto não é um paradoxo?
  • Letra - Esta aqui é uma coisa complicada. Ninguém precisa ser (ou consegue ser) um Chico Buarque da vida! Mas preocupe-se com a passagem da mensagem. A final de contas você está falando algo para alguém ou é para você mesmo? Uma letra simples é ponto extra. Sobre letra simples clique aqui:
  • Melodia - Cuidado, carinho e dedicação com esta aqui. Assobie ou solfeje a melodia sem cantar a letra para ver se ela está emocionante o bastante. (Quando falo de emocionante, refiro-me a todas as emoções. Raiva, ódio, amor, indiferença (esta aqui costuma deixar a música "morna", alegria, indignação e etc). Nem precisa dizer que a melodia tem de ter coerência com a letra! Não é? rs
  • Execução - Com a facilidade de gravar e editar, a musica tem de ser impecável. Sério mesmo! Ninguém perdoa baterista atravessando o tempo, vocal semitonando, baixo e guitarra acelerando! (Fica tranquilo em usar o auto-tune ou afins. Não temos $$ para ficar tentando gravar o take perfeito! Tenho certeza que você consegue cantar/tocar absolutamente afinado, rs) O importante é conseguir fazer igual ao vivo. Fábio Enriques, (engenheiro de áudio) disse que mixagem é igual a salsicha. Quem vê fazendo não compra! rs
  • Ainda quanto a execução, já ouvir dizer que quando se executa bem se perde a emoção ou quando a música é muito bem executada perde a "pega"! (- Minha música é "toscona" mesmo). Dá para fazer isso tudo com os instrumentos afinados, no tempo e ainda sim ter a interpretação "roqueira"! Ou você acha que Mettalica, AC/DC e Iron não tocam "certinho"?
  • Mixagem e masterisação - Mix e master NÃO arruma arranjo ruim. O que é arranjo ruim? São aqueles mal executados, constantes/monótonos (nada acontece no decorrer da música, para que escutar até o final então?) e, principalmente, aqueles arranjos que todos tocam tudo todo o tempo! Disse sobre contraste em outro tópico.
Bacana. Depois de tudo isso calibrado é sinal que sua musica tem grandes chances de ser um hit, correto? ERRADO!

Temos ainda que correr atrás de nosso público para divulga-la. E não fique triste se não houver resposta positiva, tente novamente! Tem muita gente tentando fazer hits e só conseguem pela insistência e lapidação perene!

E porque um hit é legal? É um cartão de visitas! Conheci vários trabalhos bacanas por conta dos hits. NINGUÉM tem mais tempo de escutar um CD inteiro ou seis musicas de assimilação demorada no MySpace. Estas músicas são depuradas com o tempo, se você já "aceitar" o trabalho da banda.

Mande para mim os seus Hits! Escutarei com o maior carinho. Agora, se mandar um link do Myspace com todas as músicas e por ventura escutar uma de "assimilação mais demorada", pode ter certeza que eu e MUITA gente irá abandonar a sua página e "nunca" mais voltar.

Frisa-se que estas opiniões são PARCIAIS, experiências minhas! E eu sou um eterno aprendiz.
O que você tem para me ensinar?
Comente aí!
Abraços!

8 comentários:

  1. Ainda temos de lvar em conta o fator do improvável. Tem múicas que ninguém espera que vingue que vira um grande hit sabe-se lá por que

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa legal que tenho visto são hits de artistas conhecidos sendo vendidos em CD por preço popular. Acho uma boa estratégia.

    Ótimo post! Esse blog ainda vai se tornar uma referência na Web. ;)

    ResponderExcluir
  3. É verdade Jubão! Coisas da cultura POP. Bem lembrado!

    ResponderExcluir
  4. Verdade Luis. Estou com um receio que o CD será midia morta. Acho que estes hits serão baixados pela net (0800) e os sites irão pagar para os artistas por meio dos merchans que colocarem em seu site.

    ResponderExcluir
  5. Oi Chistofer..excelente post.
    O que deve ser terrível é o cara lançar uma música ela virar um hit e o cara não ter mais nenhuma carta na manga para continuar...

    Não consigo me lembrar no momento de nenhuma banda de um hit só..mas são várias..rsr

    ResponderExcluir
  6. Oi Java. Obrigado. Isto acontece muito não é? Bandas de uma música só! rs Tiveram seus 15 min de fama.
    Mas aí acredito que foi sorte. Quem é bom, sabe o que está fazendo, não é? Emplacam muitas!
    Abraços!

    ResponderExcluir