segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que é um músico que só toca/canta desafinado e fora do tempo? É um músico que precisa praticar mais!


Com toda humildade digo que sou um eterno aprendiz. Desafino e toco fora do tempo todo o tempo. O que falarei aqui será sobre APRIMORAMENTO.

Aqui vai uma analogia para começar este post.

O que é um quadro? Objetivamente, é um pano branco esticado numa armação de madeira que o pintor colocou de forma sistemática algumas disposições de cores e texturas, obtendo assim um resultado visual.
Nem preciso dizer que esta conceituação não faz jus à peça artística. Mas é assim que se faz um quadro. Há quem diga que jogar um tanto de tinta no pano branco, SEM CRITÉRIO NENHUM, é arte. Isto não é lambança? rs

E o que é música? Objetivamente, é um conjunto de notas (e letra, quando for o caso), tocada num espaço de tempo, que o músico ordenou de forma sistemática e obteve um resultado sonoro.
Nem preciso dizer que esta conceituação não faz jus à peça artística. Mas é assim que se faz uma música. Há quem diga que executar um tanto de notas no tempo, SEM CRITÉRIO NENHUM, é música. Isto não é ruído? rs

Para os mais afoitos, não estou falando da famosa ATITUDE! Temos que ter atitude em qualquer forma de arte. É na atitude que "mora" a personalidade e a alma da obra. Estou falando de CRITÉRIO.

O que é o critério numa música? É o arranjo e a execução!

Toda obra de arte quer passar uma mensagem e, para se comunicar com o apreciador, tem que falar uma determinada língua. Na música, temos padrões rítmicos, afinações, andamento, intensidade sonora, inflexões, pausas, silêncio, etc.

Neste contexto, muitas vezes escuta-se que a única coisa que importa é a ATITUDE!
Caso goste de barulho de britadeira e moto-serra, aí são outros "quinhentos", mas este tipo de som sem a disposição criteriosa no tempo, é apenas ruído.

E outra! Ainda não inventaram uma outra forma de fazer musica! Nossas notas têm uma afinação (até a oriental) e são tocadas numa determinada pulsação e, para soarem de determinada maneira, têm de ser bem executadas!

Se o músico canta/toca semi-tonado e fora do tempo e a disposição dos acontecimentos é massante, o conjunto da obra pode até ficar bom por conta do efeito de mascaramento (disse em outro post) e também, por conta da condescendência de quem escuta, mas, assim a música está semi-tonada, fora do tempo e massante! O arranjo e a execução estão ruins.

Por outro lado, até a desafinação, a falta de ritmo e a disposição massante, demandam observações. O desafino e a "atravessada" foram INTENCIONAIS? Foram feitas com CRITÉRIO? Caso afirmativa a resposta, procure CONVENCER o ouvinte que realmente estão lá para demonstrar alguma coisa! Entretanto, para conseguir esta façanha, só conseguirá fazer intencionalmente o "diferente" quem também sabe fazer o "padrão".

O que é um músico que só toca/canta desafinado e fora do tempo? É um músico que precisa praticar mais.

Aos músicos que precisam de praticar mais e, mesmo assim a música que tocam é boa, agradeça incisivamente à composição e principalmente ao resto da banda, pois mascaram seus pequenos deslizes.

Aguardo ansiosamente os comentários "nervosos" de alguns. Pode até ser que eu mude de opinião. rsrs
Abraços!

5 comentários:

  1. Concordo com tudo. Fazer música assim é pra poucos ouvidos. Conheço uma banda que fazia isso. rsrsrsrs
    Vinícius Gz

    ResponderExcluir
  2. Atitude e intenção. Uma sem a outra resulta na surdez seletiva, pelo menos pra mim. Ainda bem que existe a opção de desligar o som. Aumenta a boa música rapaz!

    ResponderExcluir
  3. Concordo, a prática pode levar à perfeição.

    Ótimo post, claro e objetivo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. ae, reflexão muito massa!

    o ruído feito de forma intencional e combinado com outros ruídos para gerar uma sensação sonora que é música para mim. e a melhor estética só é alcançada quando se pratica muito as combinações. no caso da música as combinações de notas. já no caso da pintura, as combinações de cores e formas.

    há quem diga que não existe arte, pois acreditam que tudo é treino e condicionamento. discordo muito desse ponto de vista. é necessário sim muita prática e treino.

    no meu caso, toco baixo e para conseguir o resultado sonoro desejado frito no quartinho do computador aqui em casa quase todos os dias.

    mas onde está a arte disso?

    está na combinação de notas que eu executo naquela música. na forma mais agressiva ou menos agressiva que eu executo aquela outra música. na forma como me comunico no palco com o público...

    após o treino, gosto de dizer a musculação dos tendões, o coração e a alma falam tudo na minha arte musical!

    ResponderExcluir
  5. a verdade eh que a música que toca não é pra todo ouvido que escuta...

    ResponderExcluir