quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PSP Vitage meter o "imitador" de ouvido


É estatisticamente comprovado que as pessoas escutam (apreciam) música na faixa de 90 dB. Também é a intensidade sonora em que o ouvido humano escuta uma resposta de frequência mais plana. (Já tratei deste assunto em outro post).

Comprove por meio da tabela criada pelos cientistas Fletcher e Munson, acima.

Este plugin gratuito da PSP é muito útil nas horas em que vc está mixando ou masterizando a muito tempo e seu ouvido já está cansado, parecendo tudo soar mais baixo.

A medida é em VU (Volume Units). É uma escala que se assemelha à audição humana.
Clique na imagem para baixar.


2 comentários:

  1. O problema é que nem todos os componentes da música estão no mesmo volume. Alguns instrumentos ficam com um volume muito inferior, de modo que só ficam cristalinos se o volume geral da música for superior a 100Db. Quanto mais cheia for a música, isto é, quanto mais o espaço sonoro entre os dois autofalantes estiver ocupado por sons, mais alto terá que ser o volume da música para que todos os elementos possam ser ouvidos com clareza.

    ResponderExcluir
  2. Olá rafset. Não sei se entendi direito sua colocação.
    Se majorarmos a intensidade da música sempre os mais baixos irão ficar mais baixos comparado com os outros sons, certo? Só com uma compressão/eq múltipla que daria para concertar isto, correto?
    Quanto ao plugin, claro que n substitui os monitores e o ouvido. É só um reforço visual do que você "teoricamente" (numa sala perfeita e com monitores absolutamente planos) estaria escutando.
    valeu! abraços.

    ResponderExcluir