sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tocar é legal mas escutar é melhor ainda.

Compartilho esta ideia para reforça-la e trocar experiências. Não sou o dono da razão e nem quero ser. (Em que pese o fato de minha mulher sempre repetir isto, rsrsrs)

Escrevo para as pessoas que assim como eu, têm a música como profissão. Não como hobby. Quem é profissional da música quer ter público, respaldo, remuneração, respeito e perenidade. E para ter isso tudo, a música tem de ser boa! Friso que já toquei muito alto, com tudo saturando e embolado e quando escuto as gravações que executava com tanto prazer, percebo a grande porcaria que era! rs


A música, assim como um texto, possui um emissor e um receptor. O musico está para o escritor (emissor) assim como o ouvinte está para o leitor (receptor).

Acredito que seja pelo prazer do "ato de tocar" um instrumento que muitas vezes atropelamos o bom senso. Quantas vezes vivenciamos esta situação? Num lugar apertado, com a acústica horrível, o equipamento meia boca, tudo saturando e o vocalista "esgoelando" para ser ouvido, todos insistem em tocar mais forte, mais alto, mais notas, mais atitude, mais "mascadas" de notas e mais embolação!

Bom, independente da qualidade do texto (ou música) é MUITO RUIM LER TUDO EM CAIXA ALTA POIS A VISTA CANSA E COM O TEMPO O QUE ERA PARA SER UM EXPERIÊNCIA BACANA TORNA-SE ALGO INSUPORTÁVEL DE PRESENCIAR PRINCIPALMENTE SE JUNTA O FATO DO TEXTO NÃO TER PONTUAÇÃO E NENHUM CLIMA E NENHUM PARÁGRAFO SER SEMPRE UMA COISA ALTA EXTENSA E ETC ETC ETC! Cansou? Acho que sim, rs

O que dá alma à musica são suas nuances, caso contrário o barulho de uma moto-serra seria música! (alguns vão dizer que é musica, rs)

Com isto, em respeito ao público que pagou para escutar (ou apenas foi "prestigiar" a banda que está tocando), no momento em que executar-mos a música, seria prudente nos colocarmos na condição de OUVINTE , pois assim saberemos lidar com as dificuldades de sonorização e acústica.

Ora, se o lugar embola as baixas frequências, retire os graves dos amplificadores (acredite nisto, funciona!) Se o lugar embola se tocar alto, abaixe consideravelmente o volume (óbvio não é? rs). (O baterista de rock terá que fazer força apenas no rosto, rs). Se as coisas já estão meia boca, vamos caprichar na execução. Se não dá para escutar nada, pense em tocar bem baixo para o vocalista (que passa a mensagem) ser ouvido! Passamos de "músicos executores" para "músicos ouvintes".

Na condição de "músicos ouvintes" a interpretação é sempre melhor, mais sincera e principalmente mais audível!

Finalmente, claro que tudo isso se adquire com o tempo e com a prática, mas é bom termos em mente que se você não está gostando de escutar o som (diferente de estar tocando), muito provavelmente o público também irá gostar.

Tá aí. Falei o óbvio. Mas é só para reforçar! rs

Abraços!

3 comentários:

  1. Muito bom o texto Christofer.

    Concordo plenamente e acho que várias bandas deviam prestar mais atenção nisso. Dá pra tocar bem e ter presença sem ter que tocar forte e alto e judiar o ouvido de todos, inclusive os próprios. Acho que o q acontece muito é que os músicos esquecem disso na hora de tocar. Acho que é realmente um exercício passar a escutar mais o que está tocando.

    Sinceramente, depois de ver o show do Capim Seco, tenho certeza de que isso influenciou muito na escolha deles nas prévias. O som é limpo e muito bem arranjado, tornando a audição prazerosa.

    Tenho certeza de que alguém vai falar: "mas e o punk, metal e rock'n'roll?, num tem q ter atitude?". Eu acho que tem sim. Mas rola de fazer isso tudo com técnica tb.

    No geral, os shows do Grito na Obra tem sido muito bons e acho que é um reflexo das bandas estarem pensando mais sobre as coisas pontuadas no texto.

    Queria deixar claro que minhas considerações não são pq eu faça isso tudo. Várias vezes esqueço tb e sento a mão na bateria. Mas reconheço que tenho q prestar mais atenção.

    Abraços,

    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, excelente!!!
    Bom senso e respeito só assim se consegue cativar um público fiel.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir