sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jitter na interface de audio


Segundo a Wikipédia, Jitter é uma variação estatística do retardo na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que, uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes.

Trazendo para o enfoque musica, quando uma interface de áudio converte audio elétrico em digital, faz isto por meio de amostras nominadas (sample rates). Um conversor ideal teria que fazer amostras sempre no tempo determinado.
Entretanto, não é isso que acontece. A interface não faz amostras corretas tanto na quantidade por segundo e nem no tempo entra cada.

Resumindo mais ainda. Quando uma interface têm Jitter elevado, ela não grava com qualidade!

Isto é mais um motivo pelo qual uma placa Sound Blaster custa determinado preço e um Digi custa 10 vezes mais! As duas em tese não convertem sinais elétricos em digitais? Sim. Mas uma faz de forma mais regular que a outra.

Uma placa (custo benefício) que diz ter Jitter bem baixo é a Focusrite Saffire pro 40, só testando para saber!

2 comentários:

  1. Olá Christofer,
    mais uma vez eu aqui... rsrsrs
    como sempre parabéns pelo post cara, em breve criarei meu blog e te convido desde já a dar uma fuçadinha nele quando estiver no ar... rsrs

    realmente a focusrite saffire pro 40 dizem ter tecnologia de eliminação de jitter (nçao sei também e, como você disse, só testanto pra saber), mas tem uma interface que posso dizer com propriedade que essa tecnologia é funcional e ela chama-se Presonus Firestudio Project (minha mais recente aquisição).

    abs!
    parabéns mais uma vez e sucesso!

    ResponderExcluir