quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Vamo chegar aqui pra perto do palco galera!!!"


Uma pequena história verídica.

Já tem um tempo que fui num bar/casa de shows em Belo Horizonte. Não procurei informar-me sobre quem iria tocar pois estava querendo apenas beber com os amigos.

Neste dia, tocou uma cantora (conhecida), violão e voz. No meio de sua apresentação, ao perceber que ninguém estava prestando atenção no que cantava, começou a berrar ao microfone e ao final, jogou-o ao chão!

Aquilo chamou a atenção do público, todos haviam parado de conversar (pois desfrutavam da música apenas como "tema de fundo") e ficaram olhando para ela com cara de terror e indignação.

No final, conversei com ela. Disse que era normal, pois a maioria do publico não havia vindo pelo artista (assim como eu), que estavam querendo apenas beber e conversar.
Incisivamente ela respondeu: PÚBLICO BURRO!

O público era burro? Por que? E se eu gostasse de rock pesado? E se eu estivesse só querendo paquerar? Discordo dela.

Muitas vezes presencio o vocalista de uma banda chamando o público para chegar perto do palco. Não me sinto bem por esta situação por dois motivos, a uma, se estou em determinado lugar é porque estou gostando de ficar lá (rs), a duas, 99% das vezes que o vocalista chama o público para chegar perto do palco, todos se entreolham e fica uma situação super desconfortável.

Quando a música cativa, não precisa chamar ninguém para chegar perto do palco. Quando o som impressiona, até quem está tocando voz e violão na hora do almoço num restaurante arranca palmas.

Trocando em miúdos, o que quero dizer é: Se o público está longe do palco, é porque o som está muito ruim! A coisa mais bonita de se ver é a galera chegar e agitar porque a música agrada!

É bom aproveitar o início do show, quando as pessoas normalmente estão mais distantes, para criar alguma ambientação para a "pancada" que virá.

CLARO QUE ISSO NÃO É REGRA, se funciona com você, sinta-se feliz de ter um chamado cativante!!! Continue fazendo! Mas, eu nunca vi funcionando.

Então, fica a dica, não como produtor musical mas sim, como público! Deixe-me no meu canto tomando cerveja, se a música for boa, vou correndo para a frente do palco! rsrs

Um comentário: