quarta-feira, 10 de março de 2010

Interpretação musical

Sempre admirei os intérpretes. Eles passam uma mensagem subliminar de sentimento a um desconhecido e este, por sua vez, a compreende. Isto se o intérprete for bom! rs

Todos os artistas são intérpretes, seja naturalmente (dom) ou seja por força de muito trabalho.
Entretanto, diversas vezes me perguntava o que é a interpretação musical? Surgiam aquelas respostas básicas: tocar/cantar com o coração ou com a alma, se entregar, passar o sentimento. As vezes, estas respostas me soavam como novas perguntas! rs

Conferindo na nossa amiga Wikipedia a coisa se complicou mais ainda! rs "Interpretação é uma acção que consiste em estabelecer, simultânea ou consecutivamente,comunicação verbal ou não verbal entre duas entidades que não usem o mesmo código".

Mas a pergunta de "COMO SE FAZ UMA BOA INTERPRETAÇÃO" ainda não fora respondida!

Bom, sabemos que interpretar bem é passar uma mensagem sentimental de amor, ódio, indiferença, alegria, tristeza, animação, desânimo, etc.
Para exemplificar, imaginemos uma música que versa sobre amor. Imagine cantarmos cada estrofe da música esbanjando amor em cada palavra! Pode ser uma maneira, mas acredito que ficará bastante forçado e massante.

Depois de algumas tentativas e erros cheguei a um truque bacana. Mesmo que o tema da música seja amor, cada estrofe/palavra colocava uma "pitada" de outros sentimentos que acreditava ser mais pertinente. Por exemplo, na introdução era um pouco mais melancólico, o primeiro verso era um pouco mais animador, o refrão era comedido, no segundo verso era mais animado, o terceiro verso era sereno, o segundo refrão era feliz. (este exemplo é muito genérico e eu não possuo músicas que falem de amor, nada contra, apenas opção pessoal).

Acho esta técnica muito útil para as pessoas que interpretam de acordo com seu estado de espírito, assim como eu! O público pagante não quer saber se brigou com a namorada ou se está com dor de barriga, se a musica for FELIZ, ele quer sentir isto do intérprete e acreditar que realmente o músico está feliz!

Entretanto, se a música for FELIZ O TEMPO INTEIRO NÃO TERÁ PARA ONDE ELA SUBIR! UMA MÚSICA QUE FICA SEMPRE NO MESMO LUGAR NÃO TE LEVA PARA LUGAR NENHUM E PODE ACABAR FICANDO MUITO DESAGRADÁVEL, já se aborreceu? Eu sim! rs

É também muito útil para o início da apresentação, onde o nervosismo costuma aparecer e a ambientação ainda não se concretizou.

E, é útil para a música ficar coerente. Ora, fazemos o arranjo, a letra, a harmonia, por que a interpretação ficará de fora?

Pense comigo, quantos shows que você já viu que a letra era feliz mas estavam todos os músicos com "cara de dor de barriga"? rsrs

Isto aí, para os desafortunados que assim como eu não são intérpretes natos, nos resta apenas ralar! Vamos trabalhar as interpretações!

Um comentário: