quinta-feira, 11 de março de 2010

Outro post sobre inspiração

O post inaugural do Blog Minério foi sobre inspiração, entretanto, esqueci de falar algo que faço a muito tempo e considero importante.
Friso que funciona para mim, se achar bacana a ideia, ótimo, se não gostar, ruim! rsrsrsrs

Todas os artistas/bandas passam por um momento em que a inspiração para compor está em baixa. Seja porque dedica muito tempo ao arranjo das músicas existentes, seja por cansaço físico/emocional ou seja por falta de emoções fortes. (Muitas músicas nascem de alguma coisa ruim/boa que acontece com o compositor, correto?)

(Outra justa alegação para a falta de inspiração/criatividade e a falta de tempo. Quanto a falta de tempo, sempre brinco com um amigo meu que é empresário e diz nunca ter tempo para nada. - Éeeee amigo, se fosse para sair com uma mulher gata ou para ir buscar uma grana preta uns 40 km daqui, com certeza você arranjaria tempo, não é?) rssrsrs

E neste meio tempo de falta de inspiração? O que fazer? Agora lá vem o Christofer falando o óbvio novamente, putz, este cara é o Sr. Ovo de Colombo! rsrs

Quando estou na "calmaria" criativa, nunca deixo de estudar/praticar música, escutar outras bandas, conversar com as pessoas e me "nutrir" de ambientes situações e oportunidades. E sabe porque? Porque a ideia surge! E se ela for maior do que sua capacidade de execução? Aí mora o problema.

Diversas vezes tive ideias no transito, e as gravei (cantarolei) no celular. Quando cheguei em casa, estava com a voz e dedos tão duros por falta de estudo que sua execução não me convenceu. Joguei a musica fora e a esqueci.

Ora, mas não era uma ideia fantástica que tinha aparecido dentro do carro? O que aconteceu com aquele momento artístico? Ele foi sabotado pela falta de capacidade de convertê-lo em linguagem.

Somos músicos, os músicos se comunicam com o mundo exterior com os intrumentos/voz. Então, nada mais prudente que mantermos nossos "faladores" em estado de prontidão.

Vai que aquela ideia que vc teve dentro do banheiro é uma obra de arte?! (não é aquela que está no vaso não, viu? rs)

PS - gravadores sempre a postos!

Abraços

5 comentários:

  1. Eu gravo no meu celular. E paguei um real por ele, ao trocar de operadora, hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Quando alguém diz "Não tenho tempo pra isso." na verdade quer dizer "Não dou importância suficiente pra isso." :-)

    ResponderExcluir
  3. Boa Leo. Esta colocação é sua ou é de terceiros?
    Valeu
    abs

    ResponderExcluir
  4. Cara! Vc escreveu umas coisas que eu faço: gravador a postos sempre e sempre dedilhando meu violão, escutando coisas novas... Já fiz muita música em estado emocional alterado ou seja, "inspirado", mas também já fiz por obrigação, na raça...e aí não podemos contar muito com a emoção, né? O racional, nessas horas, fala mais alto e devemos estar preparados.

    ResponderExcluir