quarta-feira, 24 de março de 2010

Produção musical, realmente é necessária?

A 13 anos atrás, não façam as contas (rs), quando entrei pela primeira vez para gravar num estúdio profissional, tinha certeza absoluta que a música gravada seria mais bonita e com mais emoção comparada com o ensaio.

Cheguei a dizer: A banda está super fincada (ensaiada) e se os ensaios já são ótimos, imagine a gravação!

Quebrei a cara! rs


A gravação soou como uma demo ensaio, destas que fazemos em qualquer estúdio.

Pense comigo. Na atualidade, TODOS os estúdios são capazes de gravar em qualidade de CD. Os equipamentos ficaram acessíveis e o CONHECIMENTO difundiu-se!

A única coisa que realmente diferencia uma gravação profissional de uma demo-ensaio é a pré-produção.


Alguns mais exaltados irão falar que isto é bobagem. Mas, pensem comigo novamente. O que faz a música ser boa ou ruim é o ARRANJO não é o "sonzão"! Duvida? Vá escutar qualquer disco do Johnny Allen Hendrix (Jimi).
Se pensar em gravar tem que fazer o melhor possível e com um preço pagável! Não dá para gastar 15 milhões de dólares igual ao Axl Rose e fazer aquele fiasco de disco, rsrsrs

Nesta sistemática, a pré-produção é mais importante do que a própria gravação! É um conhecimento que se leva para os shows, para as próximas músicas e para vida. A banda amadurece musicalmente e tecnicamente. Nunca ouviu dizerem por estes "estúdios da vida" que a gravação faz o músico amadurecer (que lapida o artista?)? Que tal amadurecer com alguém que te guie pelos caminhos áridos do áudio profissional? Bem melhor, correto?

E, gravar com perfeição, afinação, execução e emoção, é difícil pra daná! Na pré-produção ameniza-se estas dificuldades.

Conselho de amigo: Não entre num estúdio sem produtor! Michael Jackson tinha produtor, Madona tem produtor, Skunk tem produtor, banda calypso (eca,rs) tem produtor, etc.

Pense sobre isto!

2 comentários:

  1. Cara, primeiramente parabéns pelo blog.
    Este post me fez pensar no degrau que separa uma produção profissional de uma amadora, que é justamente de na produção haver a devida valorização da pré produção, onde se trabalha títulos, sessões, arranjo, contorno, dinâmica, etc, enfim, a fase em que a matéria prima (composição) é lapidada com o intuito de tornar a canção comunicativa ao público e assim exercendo o real papel da música, que é transmitir uma mensagem, seja ela qual for.

    parabéns mais uma vez...
    ah... creio que você fez este post baseado nos conceitos que foram apresentados no curso do Dennis na qual eu também faço parte da primeira turma que está prestes a concluir...

    abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Murilo. Uma das maravilhas que aconteceu comigo foi conhecer o blog Audição Critica do Dennis, pois, de uma só vez, ele perfila todo o caminho do áudio profissional. Entretanto, sou estudioso de áudio a muito tempo, nem lembro mais, rs. Minha biblioteca está cheia de livros e revistas. Com o Dennis, aprendi vários conceitos. Sou o fã numero um dele e recomendo para todos. Mas, este post foi balizado em conhecimentos que eu possuía anteriormente. Claro que alguns termos utilizados são por influência de suas aulas, se vc reparar, há outros posts abaixo que eu encaminho os "navegantes" para o blog Produção musical.
    Abs

    ResponderExcluir