sexta-feira, 12 de março de 2010

O DJ só aperta play, ou não!

Uma antiga discussão sobre tocar covers me fez pensar em algo.
A maioria dos DJ tocam músicas dos outros. Isso não seria tocar cover? E qual o problema nisso? rs

Bom, polêmicas a parte, separemos o joio do trigo.
Nesta seara, há três personagens. O DJ produtor, o DJ e o colocador de música.

O Dj produtor, além de colocar as músicas de outras pessoas (covers?) ele toca músicas de sua autoria. Em que pese o fato dos intrumentos virtuais não desafinarem, tocarem sempre no tempo e a execução ser sempre impecável, há uma observação a ser feita. Qualquer DJ produtor têm acesso a estes recursos.
 
Sendo assim, o bom DJ produtor é aquele que consegue criar música que esteja imbuída de arte. O DJ produtor também possui intimidade com os recursos de filtragem, edição e coloração da engenharia do Áudio.

O DJ, coloca basicamente composições de terceiros. Mas isso não é tão simples assim. Ele tem que ter "timing", saber fazer transições impecáveis, conhecer muita música, ter acervo, sentir o respaldo dos ouvintes, saber usar filtros e efeitos com parcimônia.


O colocador de música,  vemos muito por aí! Está lá para se divertir, auferir algum dinheiro ou se promover/aparecer. Não tem a mínima noção de equalização, não se preocupa (ou não sabe) em saber se o som está "rachando" ou se está com a equalização precária. Coloca as músicas, sem se preocupar com uma sequência lógica/subjetiva. Nunca procurou estudar nada. Ora, convenhamos, qualquer um sabe operar o som de sua casa, não é?

E então, qual DJ vc é? Eu, na condição de DJ, seria um "colocador de música", rs Estaria mais preocupado em me divertir do que em saber se estou fazendo um bom TRABALHO.

Finalizando, têm DJs e DJs!

4 comentários:

  1. Seria uma péssima DJ... Estaria com mais vontade de me chacoalhar do que colocar a música.
    Capaz de fazer uma lista de música e dá replay nelas. XD

    ResponderExcluir
  2. Polêmico hein Christofer! rs...
    Concordo com vc q DJ de verdade é aquele que produz em cima das músicas q toca. No entanto, até pra ser "colocador de música" tem q ter isso tudo q vc falou: "tem que ter "timing", saber fazer transições impecáveis, conhecer muita música, ter acervo, sentir o respaldo dos ouvintes, saber usar filtros e efeitos com parcimônia".
    Eu sou colocador de música e faço isso tudo aí... mas tô nessa mesmo é pra me divertir...
    abraços,
    Lucas

    ResponderExcluir
  3. Então vc é DJ Lucas! rs Eu sou colocador de músicas! rs

    ResponderExcluir
  4. Acho que as coisas funcionam em escala...
    Pense num bom DJ Produtor.
    Para ser realmente bom ele tem que ter todas as qualidades de um bom DJ,
    E para ser um bom DJ, ele têm obrigatoriamente se divertir, se promover, a até auferir algum dinheiro (porque tudo nesse mundo é muito caro).
    Meu sonho é ser um BOM DJ produtor....rs

    ResponderExcluir